RTV BRASIL seu guia de notícias online

Especialistas alertam para cuidados durante a escolha do peixe

Especialistas alertam para cuidados durante a escolha do peixe


Especialistas alertam para cuidados durante a escolha do peixe

Segundo a tradição católica, Sexta-feira Santa é dia de comer peixe. Pouca gente sabe o significado desde costume, que proíbe o consumo de carne vermelha por conta do sacrifício de Jesus Cristo, mas ainda assim, o peixe não falta na mesa da maioria dos baianos nesta data.

Vale lembrar que, segundo estudos mais recentes, a famosa doença misteriosa, que deixa a urina escura, pode ser causada por uma intoxicação causada pelo consumo de alguns peixes. Por isso, é importante ficar atento na hora de escolher o produto que vai levar para casa.

“Não se trata de uma infecção, mas de uma intoxicação”, ressaltou a infectologista Ceuci Nunes.

Segundo o médico toxicologista e coordenador do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), Daniel Rebouças, a doença ainda está sendo investigada, mas há indícios de se tratar da Síndrome de Haff, que teve seu primeiro observado em 1924, em Países Bálticos, também após o consumo de peixes.

“Os exames ainda não são conclusivos, mas a recomendação é comprar peixe de boa procedência, em um estabelecimento que você confia, além de observar a conservação do alimento, o prazo de validade e se não foi ‘recongelado’”, destacou o especialista.

Apesar de ser considerada uma ocorrência rara, em casos de intoxicação, a recomendação é ir até um posto de emergência, o mais rápido possível.

“A Ciave pode orientar em casos de suspeita de intoxicação, mas o ideal é procurar o atendimento médico mais próximo”, alertou.


Comentários:

Mais Posts RElacionados

Últimas # Notícias

© 2017 - Copyrights RTV BRASIL. Todos os direitos reservados