RTV BRASIL seu guia de notícias online

Bahia e Vitória anunciam volta da torcida mista no Baianão até 2018

Bahia e Vitória anunciam volta da torcida mista no Baianão até 2018


Bahia e Vitória anunciam volta da torcida mista no Baianão até 2018

O Ba-Vi do próximo domingo, marcado para a Arena Fonte Nova, vai ter uma novidade para o torcedor. Em coletiva de imprensa convocada na tarde desta quarta-feira, os dirigentes de Bahia e Vitória anunciaram o retorno da torcida mista. Com isso, os ingressos destinados aos torcedores vão ficar divididos da seguinte forma: 75% para o mandante, 15% para a torcida mista e 10% para o visitante. A medida é válida para todos os jogos do Campeonato Baiano este ano e também em 2018.

- A gente está aqui para fazer um anúncio baseado no regulamento do Campeonato Baiano que seria da possibilidade do visitante pedir até 40% dos ingressos e o mandante ficando com 60%. E a gente chegou em um denominador que eu acredito que atende aos desejos dos dois clubes, que consiste em deixar a torcida visitante com os 10% que todos estamos habituados, que a maioria dos estádio está configurada, mas ter nos clássicos entre Bahia e Vitória, tanto em 2017 quanto em 2018, pelo Campeonato Baiano, 15% reservados para a torcida mista, que é algo que marcou a tradição do futebol baiano, sempre foi muito presente. Foi algo que estimulou a presença de casais, que são formados por torcedores dos dois clubes, famílias. Nos clássicos desse ano e do ano que vem, no depender dos clubes, a gente terá 10% dos visitantes, 15% de torcida mista e aí os outros 75% para o torcedor mandante. E que futuramente, essa medida sendo atendida, a gente possa ampliar esse percentual buscando sempre a aproximação entre as pessoas, o bom convívio entre os torcedores, a harmonia entre as torcidas. Confusão é tudo que Bahia e Vitória não querem. Dentro de campo continuaremos disputando, enfrentando - disse o presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana.

Presidentes do Bahia, Vitória e FBF assinam contrato. Representante da Fonte esteve presente (Foto: Rafael Santana)

Na Arena Fonte Nova, a torcida mista ficará nos setores Leste Superior e Intermediário. No Barradão ainda não está definido qual espaço vai abrigar a torcida. O presidente do Vitória, Ivã de Almeida, destacou a boa relação entre os clubes e os benefícios que a medida pode trazer para os estádios. 

- Gostaria de agradecer aos presentes. Nós temos a convicção de que medidas como essa, a reunião de Bahia, Vitória e Federação Bahiana, a busca é pelo fortalecimento do futebol do estado. Estamos tendo toda a preocupação com a segurança do torcedor. É de se levar em consideração a relação entre as pessoas que gostam de futebol, e nem sempre elas torcem para o mesmo clube. O estádio começa a ficar muito mais bonito, mais ilustrado com a presença de torcedores de Bahia e Vitória. Estamos nos baseando no regulamento. A relação de Bahia e Vitória tem sido cada vez mais forte na busca para fortalecer o futebol da Bahia. Decisões como essa terão repercussão nacional. Não temos nada contra as torcidas organizadas, mas temos convicção de que a torcida mista vai trazer uma maior paz ao estádio - acredita Ivã de Almeida. 

O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, afirma que a torcida mista era um desejo das torcidas e também das diretorias dos clubes.

- Já era um clamor das torcidas e das diretorias do clube, além da imprensa. Nós fomos avançando e, no conselho técnico do campeonato de 2017, a Federação colocou essa proposta, que foi apoiada e votada por unanimidade.

bahia; vitória; Vitória e Bahia assinam termo de acordo prevendo 10% dos ingressos para o visitante e 15% dos ingressos para a torcida mista no Baianão (Foto: EC Vitória / Divulgação)
Vitória e Bahia assinam termo de acordo prevendo 15% dos ingressos para a torcida mista (Foto: EC Vitória / Divulgação)

Segundo o presidente do Bahia, a ideia é, no futuro, ampliar a medida para outras competições, como a Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro.

- A gente pensou fazer Baiano, Nordeste, Brasileiro. Mas como maneira preventiva, a gente preferiu fazer inicialmente no Campeonato Baiano. Dando certo, o torcedor abraçando, a nossa ideia é ampliar. É que isso seja ampliado para Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro. Se a gente pode trazer bons comportamentos do passado, por que não trazer esse ano? Inicialmente a gente aplica no Campeonato Baiano porque o regulamento tem essa previsão - explica Sant'Ana. 

O presidente do Vitória ressaltou que a ideia foi amplamente discutida com a Federação Bahiana de Futebol e também com a Polícia Militar. O gestor acredita que, inicialmente, podem acontecer algumas coisas "fora da programação" e, por isso, pediu paciência com a novidade.

- Essa medida que está sendo tomada agora passa por um processo que nós vamos precisar do apoio da imprensa, no primeiro jogo, mesmo não sendo um Ba-Vi dos mais estressantes. Para gente, durante todo processo de discussão, a presença da Federação Bahiana de Futebol foi fundamental. Também tivemos a participação efetiva da Polícia Militar. Queremos reforçar a ajuda da imprensa e da torcida. O próprio torcedor que vai para zona mista ele desconhece esse ambiente abandonado há muito tempo. Pedimos paciência para o torcedor com essa transição. Sabemos que eventualmente podem acontecer algumas coisas que não estejam na programação - afirma Ivã.

Representante da Arena Fonte Nova, Igor Almeida, garante que o estádio está preparado para abrigar a torcida mista e afirma que a partir desta sexta-feira os ingressos vão estar à venda.

- Uma área mista já vinha sendo ventilada. Como equipamento, sempre preparamos vários cenários. Foi estudado, já tem um planejamento pronto para ser realizado em toda a parte interna na Fonte Nova. Vai ter segurança. As vendas já estarão acontecendo amanhã, a partir das 10h.


Comentários:

Mais posts RElacionados

Últimas # Notícias

© 2017 - Copyrights RTV BRASIL. Todos os direitos reservados