RTV BRASIL seu guia de notícias online

Ex-Ministro da Educação fala sobre polêmica das mochilas em Jequié

Ex-Ministro da Educação fala sobre polêmica das mochilas em Jequié


Ex-Ministro da Educação fala sobre polêmica das mochilas em Jequié

Com a palavra o ex-ministro da educação. 

A RTV Brasil reproduz a íntegra de uma nota emitida por Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da educação. 

Confira!

.........

Circulando um meme que mostra o tamanho das mochilas que a prefeitura de Jequié deu para os adolescentes e crianças. Bem, estive lá no começo do ano para falar aos professores e testemunhei o entusiasmo da nova equipe municipal, lutando contra a péssima qualidade da educação que a cidade tinha até dezembro do ano passado. Soube até que - nos anos anteriores -
milhares de alunos tinham se matriculado, mesmo vivendo em Jequié, em municípios vizinhos com escolas melhores.
Resumo da ópera: Jequié, na última avaliação, estava em 4978.o lugar entre os cerca de 5.600 municípios brasileiros quanto ao desenvolvimento da sua educação básica. Péssimo mesmo, para uma grande cidade, líder em sua região. Daí medidas novas para melhorar a educação.
Isso é mais importante, claro, que as mochilas.
Aliás, Roberto Gondim e Renê Silva, ambos da secretaria municipal, reconheceram o erro das mochilas. O que aconteceu é que uma parte delas foi destinada aos alunos das creches, aí esteve o erro. Para os demais alunos, elas seriam adequadas.
Enfim, erro é erro mas se corrige. Só que, entre o problema enorme da qualidade e da evasão das escolas e o das mochilas grandes demais para uma parte dos alunos, vai um abismo. Corrija-se o erro, mantenha-se o foco no principal, que é a qualidade da educação.

(MInha experiência no começo do ano foi falar em Jequié, Planaltino e Santa Inês, três cidades próximas, governadas por partidos diferentes mas progressistas, os três prefeitos empenhados em priorizar a educação).

RENATO JANINE RIBEIRO
Ex-Ministro da Educação


Galeria de fotos

Comentários:

Mais Posts Relacionados

Ùltimas # Notícias

© 2017 - Copyrights RTV BRASIL. Todos os direitos reservados